segunda-feira, 30 de julho de 2012

PALAVRA DO PÁROCO

FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO CRISTÃ PARA AS ELEIÇÕES.

Como cristãos verdadeiros, temos a responsabilidade de estar sempre atentos aos sinais dos tempos, para os fatos que acontecem ao nosso redor. É necessária a participação de todos para construirmos uma cidade mais justa e igualitária.
Ao agir no mundo da política, ao fazer política com "P" maiúsculo, nós fieis cristãos colaboramos nesta construção da vida plena e testemunhamos nossa fidelidade ao compromisso assumido em nosso batismo. As decisões políticas constroem o dia a dia da sociedade, mesmo se não percebemos e temos consciência das consequências da presença da política, em nossa vida.
Alguns fazem política partidária, e isto é bom e necessário, desde que a política seja exercida como serviço ao bem comum e orientada pelo princípio ético de respeito à dignidade da pessoa humana. Quem for eleito governa para todos e não só para os de seu partido.
As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, documento elaborado pelo episcopado brasileiro para orientar a ação dos fieis afirma: “a Igreja, em todos os seus grupos, movimentos e associações, animados por uma Pastoral Social estruturada, orgânica e integral, tem a importante missão de defender, cuidar e promover a vida, em todas as suas expressões”.
Nós sabemos que a missão da Igreja é, em primeiro lugar religiosa. Mas de sua missão de evangelizar saem luzes para iluminar o mundo, a cultura e a política.
Ela assume desta forma, sua missão no campo político, visando formar as consciências cristãs no sentido de que há uma relação muito profunda e, portanto, inseparável, entre fé, política, promoção humana e missão
Em 2012, como soberano detentor do poder de governar, o povo brasileiro será chamado, em cada um dos municípios do país, a escolher, pelo voto livre dos cidadãos eleitores, os prefeitos e vereadores que governarão de 2013 a 2016, tomando decisões políticas e determinando o cotidiano das cidades no que se refere à saúde, educação, segurança, moradia, emprego etc. E aqui em nossa cidade não será diferente.
Assim sendo para refletirmos a voz da Igreja no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, agendamos dois encontros de diálogo, reflexão espiritual e social com todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade de Potim.
O primeiro aconteceu no dia 25 de Julho de 2012, às 19h30min, no Centro de Pastoral – Rua Ciro de Castro Nogueira, 116 – centro – Potim. Com o objetivo de apresentar os subsídios da CNBB sobre as Eleições Municipais desse ano.
O segundo acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2012, no mesmo local e horário acima referido, com o povo e os candidatos a prefeito e vice-prefeito, definidos por sorteio, cada um num dia, para que explique seu programa de governo às lideranças da cidade e os eleitores possam conhecer a pessoa, seus projetos para o município, comparar, avaliar e escolher livremente o seu representante.
Esses encontros serão todos orientados e coordenados por mim, servidor do povo de Deus.
Pe. Nelson Ferreira Lopes
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário