terça-feira, 6 de setembro de 2011

Missão Paroquial

Tendo em mente que missão é a identidade da igreja, ou melhor, a razão de ser da Igreja e que cada membro, pelo batismo, já é missionário em função da filiação divina, que deve ser testemunhada no mundo por pensamentos, palavras e ações, fazendo brilhar a glória de Deus no mundo, na sociedade e em todas as suas organizações e instituições sociais, a paróquia Senhor Bom Jesus do Potim está vivendo e experimentando sistematicamente a Missão Paroquial . Depois de termos conversados com as lideranças e coordenadores de pastorais e movimentos, comunidades de vida consagrada e instituições religiosas revendo, estudando e ouvindo o chamado da Igreja no Documento de Aparecida bem como nos encontros e retiros convidando todos à missão, vimos por bem lançar e colocar em prática a Missão paroquial em nossa cidade, procurando atingir e envolver a todos.
É importante sabermos que, para que uma missão se realize as coisas não acontecem da noite para o dia. “Antes de sairmos em missão os missionários estudam as orientações missionárias da Bíblia e do Documento de Aparecida e, sempre, no início de cada trabalho missionário, lembramos pontos fundamentais da Missão: saber ouvir as pessoas e partilhar o amor e a presença de Deus que se manifesta na pessoa de Jesus Cristo.
Estamos nos esforçando para imprimir uma marca missionária em toda a ação paroquial através das pastorais e movimentos. Exemplo disso é a catequese missionária e familiar tanto para a Crisma quanto para a Eucaristia; um encontro em salas de reuniões e um outro na casa de cada catequizando alternadamente. Podemos dizer que 80% dos catequistas que já fizeram esta experiência estão experimentando uma alegria evangelizadora e missionária muito grande. Unimos os três setores da catequese no projeto de Iniciação à vida Cristã, Batismo, Eucaristia e Crisma.
Temos como meta visitar todas as casas e todas as famílias de nossa cidade, a fim de que a Igreja se torne cada vez mais próxima das pessoas e as pessoas mais próximas da Igreja e mais ainda, para que as pessoas sintam-se Igreja. As visitas começam em fevereiro e vai até outubro, sendo um domingo por mês em cada comunidade. Dedicamos o dia todo em cada comunidade visitando casa por casa com todas as lideranças de pastorais e movimentos e, no final do dia, uma Santa Missa é celebrada em uma casa que tenha um enfermo. Já visitamos 70% das famílias de nossa cidade.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, de que já estamos experimentando, na prática, o valor e a importância da Missão tanto para quem sai em missão quanto para quem acolhe os missionários. A alegria é contagiante nesta aproximação de gente, de histórias, de famílias, sofrimentos, esperanças e alegrias. Os missionários experimentam a alegria dos 72 discípulos que voltaram eufóricos por terem sido enviados por Jesus Cristo e experimentado o dom da superação, da partilha de esperanças, dores e alegria (cf. Lc 10, 1-9). Não falta comida, lanche e muita alegria. Sempre no final do dia, olhando para cada pessoa e para as famílias podemos ver em cada um o cansaço, a alegria, a paz e o amor de Jesus Cristo.
Acolhamos com sinceridade e disponibilidade o envio de Jesus: “ Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16, 15).
Momentos fortes da missionariedade paroquial anunciando o amor de Deus na pessoa de Jesus Cristo (“Querigma”):
·         Catequese missionária e familiar (Crisma e Eucaristia);
·         Visitação casa a casa em todas as famílias da paróquia (católicos e não católicos);
·         Visita às famílias com a imagem do Senhor Bom Jesus em preparação para a  Novena do Padroeiro;
·         Visitação às famílias com a bandeira do Divino em preparação para a Novena de Pentecostes; Novena de Natal nas famílias.




Pe. Nelson Ferreira Lopes
Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário