Os jovens da paróquia Senhor Bom Jesus do Potim participaram, ontem, dia 18 de setembro, do evento BOTE FÉ que recebeu a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – símbolos da Jornada Mundial da Juventude – no Brasil dando o “ponta-pé” inicial à JMJ-RIO 2013.
O encontro promovido pela CNBB e pela Arquidiocese de São Paulo e, em unidade com a Igreja do Brasil inteiro, aconteceu no “Campo de Marte” na capital paulista das 9h às 21hs. O BOTE FÉ cotou com a presença de vários artistas e cantores católicos (Pe. Fábio de Melo, Pe. Reginaldo Manzotti, Banda Rosa de Saron, Grupo Vida Reluz e outros), de várias personalidades importantes da Igreja Católica no Brasil (Cardeal Dom Odilo Sherer, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, Cardeal Dom Cláudio Humes, Dom Lorenzo Baldisseri e outros) e de várias autoridades civis e militares. Todos marcando presença como sinal visível de que a Igreja e o Brasil, como um todo, apostam na juventude, não obstante os desafios encontrados no trabalho junto a esta parcela da sociedade.
Mas quem marcou presença em peso foram os próprios jovens do Brasil inteiro, afinal de contas, a festa foi preparada para eles. Com caravanas que percorreram longos caminhos até chegar à cidade de São Paulo, todos os superaram o calor e o cansaço e fizeram uma bonita festa da Fé Católica. Era a Igreja “botando fé” na juventude católica e convocando-a para uma nobre missão: “fazer discípulos todos os povos” (Tema da JMJ-RIO2013). Ao inaugurar todo o processo de preparação para a JMJ-RIO 2013 a Igreja faz uma convocação a toda a juventude a darem testemunho convicto do amor a Jesus Cristo, sem medo das provações que possam surgir ao longo do caminho.
O ponto mais marcante de tudo o dia foi a chegada da Cruz e do Ícone (símbolos da JMJ). Por volta das 16hs a Cruz e o Ícone de nossa Senhora chegaram solenemente ao local escoltados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, jovens representando as diversas realidades eclesiais do Brasil, ao som de muitos “clics” de máquinas fotográficas e gritos de emoção, passando por um grande corredor formado pela multidão de jovens, levaram os símbolos da JMJ até o palco central onde foram acolhidos por padres e bispos de todo o Brasil.
De fato, foi um momento de muita emoção, principalmente para nós, jovens da paróquia Senhor Bom Jesus do Potim, porque tivemos a graça de ficar bem próximos da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Alguns jovens do nosso grupo chegaram a tocar na Cruz da JMJ, Cruz esta que percorre o mundo inteiro levando esperança. De certa maneira, ela virá para nossa paróquia, porém, não materialmente, por assim dizer, mas no coração dos jovens que lá estiveram e puderam fazer essa experiência maravilhosa com Deus. Após a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora aconteceu uma grande celebração eucarística selando este momento de graça para a Igreja no Brasil. Na homilia do presidente da Celebração, Dom Odilo Pedro Sherer, arcebispo de São Paulo, o que ficou em evidência foi a “opção afetiva e efetiva” que a Igreja faz pelo jovem. A juventude não é somente o futuro da Igreja e da sociedade, pelo contrário, a juventude já, neste momento da história, é o presente, sendo convocada, dessa maneira, a ser protagonista e sujeito da própria vida e da vida sociedade com um todo.
Ao participar do BOTE FÉ, os jovens de nossa paróquia, renovam o seu compromisso de serem verdadeiros evangelizadores de outros jovens junto à nossa comunidade, dando testemunho de engajamento.
Agora, o que resta, é colocar em prática o que foi apreendido lá nos trabalhos pastorais, além, é claro, de começar a se preparar assiduamente, desde já, para a JMJ-RIO 2013. Se pode fazer isso visitando o site da JMJ-Rio 2013 que foi inaugurado, ontem, no BOTE FÉ. O endereço eletrônico é: www.rio2013.com.
As fotos da participação dos nossos jovens no BOTE FÉ podem ser visualizadas neste post e também no facebook e orkut da “PJ Potim”.
É a juventude que não tem medo de dizer para quem quiser ouvir: “BOTO FÉ em Deus, BOTO FÉ no amor, BOTO FÉ na vida! Jesus Cristo, nosso Senhor!”
Parabéns aos jovens representantes de nossa paróquia!
Texto de Danilo Corrêa
Edição: Sheila Rodrigues Alves